Como os dados ajudam você a vender mais

Entender os dados digitais dos seus clientes ajuda na oferta de serviços mais ajustados ao seu interesse

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ao final de 2019, mais de 70% dos brasileiros já possuem acesso à internet. E cada um dos cerca de 150 milhões de pessoas que acessam a rede mundial de computadores no país deixa rastros digitais. 

Ou seja: em cada clique, em cada visualização, em cada página ou aplicativo visitado pelas pessoas é possível coletar dados. É por isso que você já deve ter ouvido por aí que todos estamos sendo constantemente espionados por grandes corporações, como o Google ou o Facebook por exemplo.

É claro que estas empresas não estão literalmente espionando seus passos. Mas é verdade que elas estão se utilizando destes rastros, estudando os seus caminhos digitais para oferecer a você serviços cada vez mais ajustados à sua necessidade.  

Na prática

Que tal você mesmo fazer um teste? Vá até o Google e procure por algo que você deseja comprar. Pode ser um simples lápis de cor até mesmo um luxuoso iate particular, daqueles que a gente só vê em filmes. Navegue por alguns segundos no primeiro link que aparecer e depois feche a aba. 

Pronto: milhares de ofertas semelhantes ao que você pesquisou vão aparecer em banners de qualquer aplicativo que você abrir. Seja no Facebook, no Instagram, no Google ou até no Tinder, eles estarão lá. Mas como isso ocorre?

A partir das suas buscas e dos dados que você deixou para trás, as empresas perceberam que você está pesquisando sobre determinado produto e identificaram em você uma oportunidade de venda. Eles vão criar milhares de chances para você efetuar a compra daquilo que deseja. 

Ou seja, a partir de uma estratégia bem organizada, eles colocaram os dados para trabalhar no seu convencimento e gerar vendas. O anúncio vai estar onde você clicar e isso não é uma coincidência, uma mensagem do universo ou mesmo magia. É marketing digital de qualidade, com foco no resultado. 

O anúncio vai estar onde você clicar e isso não é uma coincidência, uma mensagem do universo ou mesmo magia. É marketing digital de qualidade

Agora saia do papel de consumidor e se coloque no lugar de vendedor. Pense em como seria mais fácil converter novos clientes e efetuar as vendas caso seu produto encontre exatamente as pessoas que estão procurando por ele. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre como utilizar os dados a seu favor. 

Big Data 

Você sabia que nos últimos dois anos a humanidade produziu mais dados online do que em todo o resto da história? Este dado parece assustador, mas o que isso significa na prática?

Esse conjunto de dados gerados a todo momento na internet é conhecido como Big Data. As informações vêm de qualquer objeto conectado, seja ele um computador, tablet, celular, televisão ou até mesmo aquelas geladeiras de última geração. E esse número tende a aumentar cada dia mais com a chegada da Internet das Coisas (IoT).  

Mas o que faz do Big Data uma grande ferramenta não é a coleta gigantesca de dados, mas sim a organização e a possibilidade de cruzar cada informação, traçando um perfil de comportamento e interesse de cada consumidor, tornando as ações de marketing digital muito mais assertivas. 

O que faz do Big Data uma grande ferramenta não é a coleta gigantesca de dados, mas sim a organização e a possibilidade de cruzar cada informação

Obviamente, coletar dados não é exatamente uma novidade. Mesmo quando a internet não existia, as pesquisas realizadas por institutos especializados já estavam lá. Com certeza você já foi ou conhece alguém que já foi abordado na rua por uma pessoa com uma prancheta e uma caneta pedindo alguns minutos do seu tempo para responder um questionário. Sim, isso era coleta de dados. 

Contudo, essas pesquisas offline não podem nem de longe serem comparadas com as informações fornecidas através da internet. O detalhamento e a agilidade com que os dados do Big Data são coletados e processados são infinitamente maiores. Isso traz novas e incríveis possibilidades para as empresas interessadas. 

Mas somente ter na mão esses dados não é o suficiente. É preciso saber quais caminhos utilizar para interpretá-los. É necessário criar estratégias relevantes de marketing digital e guiar sua comunicação na direção de potenciais consumidores. 

Quer saber em detalhes como fazer isso passo a passo? A Short & Sweet criou uma matéria para explicar de forma rápida e simples como criar uma campanha completa de marketing digital eficiente. Você pode acessá-la clicando aqui. Spoiler: com a inteligência correta, melhorar suas vendas é muito mais fácil do que você imagina. Conheça nosso serviços.