Passo a passo: como criar uma estratégia inteligente de marketing digital

A internet é um grande oceano de dados. Entenda como navegar sem naufragar agarrado em estratégias inúteis

Estratégias para atrair novos negócios, criar e ampliar relacionamentos com o seu cliente e desenvolver uma identidade de marca. O marketing digital é uma ferramenta poderosa para evoluir os resultados da sua empresa. Mas como fazer isso? Com dados. 

Somente no Brasil, cerca de 150 milhões de pessoas possuem acesso à internet e cada um deles deixa um rastro a cada clique, página ou aplicativo visitado. Se reunidas, analisadas e tratadas de forma correta, essas informações vão levar seu produto diretamente às pessoas que têm interesse em comprar. Isso leva sua taxa de conversão às nuvens. 

Abaixo listamos quatro passos simples para fazer com que você alcance os resultados que sempre quis para sua empresa. Ah, e se você precisar de ajuda profissional, a Short & Sweet está aqui para ajudar. Aliás, que tal receber uma avaliação gratuita sobre a qualidade da sua presença online? Basta clicar aqui. Vamos para as dicas: 

1 – Entenda quais dados são relevantes 

A internet é um grande oceano de dados. Mas a abundância de informações faz com que algumas empresas se percam no caminho e esqueçam do seu principal objetivo. 

É preciso, antes de mais nada, definir quais as metas a serem atingidas para, a partir daí, encontrar os dados relevantes para alcançá-las. Ou seja, é fundamental saber quais são as perguntas certas a serem feitas para receber as respostas desejadas. 

É fundamental saber quais são as perguntas certas a serem feitas para receber as respostas desejadas

Essas questões, velhas conhecidas dos profissionais de marketing, se tornaram mais complexas à medida que a escala e a velocidade das informações aumentaram. Isso quer dizer que encontrar profissionais especializados em marketing digital é essencial para não naufragar na imensidão de dados fornecidos. 

2 – Defina as métricas a serem utilizadas 

Talvez o processo mais difícil e demorado de toda a cadeia de conversão, a definição das métricas a serem analisadas pelos profissionais de marketing é fundamental. Ela é quem vai guiar a direção das ações a serem realizadas. 

Coletando dados das mais diferentes fontes, como transações de vendas, interações com clientes, pesquisas, social media, ferramentas business-to-business, entre outras, é possível evoluir diversos aspectos da sua empresa. Basta direcionar seus esforços para o aumento de vendas, para melhora na interação com o cliente ou para criação de uma estratégia de conscientização do mercado, por exemplo.

E ao contrário do que se pensa em um primeiro momento, a análise de dados não é fria. Muito antes pelo contrário: a abundância de dados permite exercer a criatividade para conectar dados aparentemente não relacionados e descobrir insights relevantes por um ângulo que seus concorrentes não abordaram ainda. 

3 – Centralize os dados 

Os dados chegam por todos os lados. Interações por e-mails marketing, visitas ao site e engajamento nas redes sociais podem e devem ser colocados todos juntos, comparados e combinados para criar uma imagem complexa de quem são os potenciais compradores. 

Uma vez que os dados são coletados e analisados com a profundidade necessária, eles devem ser utilizados para criar uma estratégia eficiente para fazer seu produto chegar aos clientes que estão procurando por ele. 

Desenvolver conhecimento aprofundado da coleta e utilização de dados ajuda sua empresa a criar campanhas altamente eficientes. Compreender o seu público-alvo e as mensagens que trarão mais resultado em vendas é a abordagem estratégica para a era do marketing digital.

Se você conquistar esse objetivo, seus clientes vão receber uma jornada de compra única em cada um dos canais utilizados para alcançar seus objetivos.  

4 – A escolha dos canais

Talvez você nem fosse nascido na época, mas o Rock in Rio 2001 produziu uma das memórias mais emblemáticas da sua história durante o show de Carlinhos Brown. A tentar tocar suas músicas de axé, ele foi vaiado pelo público, que ainda lançou garrafas de água em sua direção. 

Mas o que isso tem a ver com marketing digital? Tudo. Se fizermos uma analogia simples, perceberemos o quanto o canal de divulgação é fundamental para o sucesso de vendas do seu produto. De nada adianta investir em uma campanha maravilhosa se veicularmos ela em um espaço onde ninguém se interessa em vê-la.

De nada adianta investir em uma campanha maravilhosa se veicularmos ela em um espaço onde ninguém se interessa em vê-la

Tudo no marketing digital de performance funciona a partir da análise criteriosa de dados. Com a escolha dos canais não é diferente. É preciso saber onde está seu público para não sofrer rejeição e, principalmente, não investir todo o dinheiro em um canal inadequado, que não te trará resultados.

Seguindo esses passos você certamente terá sucesso em suas campanhas na internet. Quer ajuda para alavancar suas vendas de um jeito simples e eficaz? A Short & Sweet possui as ferramentas e o know-how  perfeitos para melhorar a forma com que sua empresa se comunica no meio digital.