Pay per click – o que é e quais as vantagens do (PPC)

Pay per click (PPC) coloca sua empresa no topo das buscas do Google e tem o poder de multiplicar as vendas no seu site

Imagine o seguinte cenário sem pay per click: estamos nos anos 1990 e você quer aumentar as vendas do seu produto, mas ele tem um nicho muito específico de público como, por exemplo, comida vegana. Suas opções de propaganda são: jornais, revistas, televisão e rádio.

Considerando que na época menos de 8% da população se declarava vegetariana, você fatalmente gastaria muito dinheiro para veicular um anúncio e a probabilidade de seu produto ser ignorado por mais de 90% do público era gigantesca. Ou seja, você estaria colocando no lixo boa parte da sua verba e fazer publicidade simplesmente não valia a pena. Essa regra valia não apenas para comida vegetariana, mas para a maioria dos produtos.

A expansão da internet e, consequentemente, do marketing digital, trouxe oportunidades que antes eram inimagináveis

Volte para os dias de hoje. Pronto, pode comemorar. A expansão da internet e, consequentemente, do marketing digital, trouxe oportunidades que antes eram inimagináveis. Uma delas é o modelo de anúncios PPC (Pay-Per-Click, que em tradução livre para o português é pagamento por clique), que facilita e muito a vida de quem quer anunciar.

Mas afinal, o que é PPC?

Sabe quando você pesquisa sobre determinado assunto no Google e aparecem alguns resultados no topo da página com a palavra anúncio em negrito antes do endereço do site? Pois é, o anunciante está utilizando o serviço de Pay-Per-Click.

Ou seja, PPC é basicamente uma maneira de usar o anúncio de mecanismos de pesquisa como o Google para figurar entre os primeiros resultados de busca, aumentando a possibilidade de gerar cliques em seu site. No Google, site de buscas mais utilizado no mundo, a ferramenta que oferece o serviço de PPC é o Adwords.

Como funciona o PPC?

É muito simples. Você faz um anúncio no Google para que sua página apareça no topo das pesquisas do buscador e toda vez que um visitante clica no anúncio e é redirecionado para o seu site, você paga uma taxa para o buscador. Você paga por clique. Daí o nome do serviço.

O valor pago por clique varia de acordo com a concorrência pela palavra chave que você deseja, mas uma estratégia bem construída dá retorno certo para sua empresa. Vamos imaginar que o Google cobre R$ 2 por cada clique em seu anúncio e você consiga converter 1 de cada 5 visitas na venda de seu produto no valor de $ 200. O cálculo é simples, você gastou R$ 10 para receber R$ 200. Vale a pena, não é mesmo?

Mas e o alcance orgânico?

Se você está se perguntando: mas eu já possuo um serviço de CRO e SEO muito bons. Ou seja, meu alcance orgânico (não pago) é bem interessante. Por que eu precisaria de um serviço pago? Porque não importa o quão bom for sua página ou seu produto, se o seu concorrente investir em PPC, vai ficar acima de você na página de buscas e isso fatalmente vai impactar no resultado dos seus negócios.

Nenhuma otimização de pesquisa pode compensar o tipo de exposição que a publicidade paga por clique pode fornecer ao seu produto

Nenhuma otimização de pesquisa pode compensar o tipo de exposição que a publicidade paga por clique pode fornecer ao seu produto. É claro que de nada adianta você pagar por clique se quando o visitante entrar na sua página ela não for atrativa. Ou seja, os serviços são essencialmente complementares.

4 benefícios do Pay-Per-Click

  1. Velocidade de retorno

Este é, sem dúvida, o caminho mais curto para quem quer resultados imediatos. Depois que os dados são colhidos e analisados e a estratégia é montada, você começa a notar os resultados do anúncio de PPC em minutos. É um formato muito mais rápido do que a realização de técnicas otimização para os sites de busca, como SEO ou CRO. Contudo, como já mencionamos, estes são serviços complementares.

  1.   Possibilidade de realizar testes

Mais do que ir para o ar em questão de minutos, seu anúncio de PPC passa a gerar dados que podem e devem ser analisados quase que em tempo real. É possível começar a testar diversos formatos de anúncio até chegar a um resultado de excelência.

São os testes que vão ajudar sua empresa a aprender mais com cada anúncio, melhorando as futuras estratégias e alcançando resultados ainda melhores. Busque variar elementos como título, chamadas de ação e palavras-chave. Diferenciar a oferta da sua empresa do que a concorrência oferece e testar quais anúncios atingem diretamente as necessidades do seu público é fundamental para criar uma campanha de PPC com sucesso.

  1. Pague apenas pelo resultado que obtiver

O nome é auto-explicativo: pay-per-click. Você só paga quando alguém clica em seu anúncio e acessa seu site. Ou seja, essa é a tática perfeita para quem quer resultados rápidos e quer evitar desperdícios nos já esvaziados orçamentos de marketing, principalmente em tempos de crise.

Quanto mais certeira for a segmentação do seu público e as palavras-chave que você usar, menos dinheiro você vai gastar para converter um lead em venda. Além disso, o fato do PPC exibir os anúncios exclusivamente para um público interessado, você atrai visitantes qualificados para o seu site. Esse é o primeiro passo para formar clientes fieis à sua marca.

  1. Alcance um mercado do seu tamanho

O PPC dá a você o acesso a um mercado quase infinito, maior inclusive do que qualquer canal de mídia social pode proporcionar. Basta executar campanhas segmentadas tanto para o público local quando para um espaço que você pode atender com qualidade.

PPC é uma oportunidade e tanto para ampliar seus negócios e multiplicar suas vendas

Por exemplo, se você quer uma presença forte apenas na região sul do Brasil, pode direcionar seus esforços apenas para este local. Mas se consegue entregar o mesmo produto também para todas as regiões e acredita que existem pessoas interessadas nestes locais, crie uma estratégia para englobar também estes novos mercados. É uma oportunidade e tanto para ampliar seus negócios e multiplicar suas vendas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre pay-per-click e dos benefícios que ele pode oferecer para sua empresa, já pode incluí-lo em sua estratégia de marketing digital. Precisando de ajuda para fazer isso? A Short& Sweet possui know how e profissionais especializados na análise de dados e criação de ações para auxiliar sua empresa a vender mais. Veja como podemos ajudar.

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