Marketing digital é um formato ainda pouco explorado, mas que traz resultados comprovados baseado em dados colhidos em tempo real
Uma matéria sem graça escreveria: marketing digital contempla toda e quaisquer ações desenvolvidas na internet para divulgar uma marca ou produto. Esta é uma definição correta? Sim. Mas ele é muito mais do que isso.
O marketing digital pode e deve ser interpretado como uma oportunidade gigantesca de encontrar pessoas interessadas no seu produto, analisar o que dá e o que não dá resultado em tempo real e melhorar as vendas. Tudo isso através de estratégias baseadas em dados concretos.
Um território a ser explorado
No Brasil, mais de 70% das pessoas possuem conexão com a internet. Ou seja, são cerca de 150 milhões de brasileiros deixando para trás dados rastreáveis que, se bem organizados e analisados da forma correta, podem gerar campanhas de marketing certeiras.
Em contrapartida, das 16 milhões de empresas registradas no país, apenas 10 mil utilizam o poder do marketing digital para realizar suas vendas. Esse número representa pífios 0,06% do total. Nem precisamos dizer que esse é um território que deve ser muito melhor explorado.
Por isso, listamos abaixo algumas das razões que vão fazer sua empresa abrir os olhos para as oportunidades que o marketing digital pode proporcionar.
- Garantir visibilidade no Google
Que os outros buscadores da internet nos desculpem, mas quando a gente quer encontrar algo no meio digital, vamos direto para o Google. Seja para pesquisar o telefone de uma pizzaria ou o carro dos seus sonhos. Não importa, o primeiro passo de quem busca por alguma coisa é pesquisar ali.
Mas você já parou para pensar quais os critérios utilizados pelo site para ordenar os resultados de busca? Por que quando você pesquisa por determinado serviço, algumas empresas aparecem antes que outras?
Obviamente não é um sistema randômico ou aleatório. Existem diversos critérios para elencar o ranking do Google e colocar a uma empresa acima da outra. Mas uma coisa é certa: somente quem tem um bom trabalho de marketing digital consegue aparecer e se manter nas primeiras posições ou mesmo na primeira página.
Somente quem tem um bom trabalho de marketing digital consegue aparecer e se manter nas primeiras posições
Se você já se sentiu frustrado por não encontrar uma empresa ou serviço que você gosta no Google, sabe o quão prejudicial é ficar “escondido” na segunda ou terceira páginas de buscas relacionadas. Quando o cliente não te encontra, a chance de sua empresa perder uma venda é gigantesca.
É claro que marketing digital vai muito além de ser relevante nos sites de busca e nas redes sociais, mas esse é um excelente primeiro passo.
- Encontrar quem está procurando por você
A era da comunicação em massa está no fim. Sabe por que? Porque é muito caro, muito chato e muito ineficaz oferecer seu produto para 1 milhão de pessoas só para encontrar 10 potenciais compradores. O marketing digital acaba com isso.
Se você chegou até aqui já sabe que todo clique ou visualização na internet gera um rastro de dados. O que o marketing digital faz é utilizar esses dados para traçar o perfil de consumo de cada pessoa e oferecer a ela um serviço personalizado.
De nada serve oferecer gelo aos moradores do Alasca
De nada serve oferecer gelo aos moradores do Alasca, por exemplo. Mas se você realmente está vendendo gelo, que tal fazer sua oferta chegar às pessoas que pesquisaram recentemente por gelo, ou relacionar a quem buscou por cervejas ou caixas de isopor? O que o marketing digital faz é encontrar as pessoas certas nesse oceano de informações da internet e, depois disso, criar estratégias para que ela seja atraída até o seu produto.
E o melhor: isso não funciona apenas com gelo. Pelo contrário: não importa o seu produto, uma boa estratégia vai fazer você vender mais sem desperdiçar rios de verba em publicidade para isso.
- Saia na frente dos concorrentes
Não importa a área, a concorrência está cada vez mais feroz. E se você mirar nas estratégias de marketing tradicionais, vai conquistar no máximo aqueles mesmos resultados de sempre. Mas existe um caminho alternativo, que vai gerar muito mais resultado e que é pouquíssimo explorado: é claro que estamos falando do marketing digital.
Como falamos lá no início deste artigo, menos de 0,1% das empresas brasileiras utilizam o poder do marketing digital. Ou seja: um formato inovador, assertivo, qualificado e disponível a um custo acessível para sua empresa encontrar exatamente as pessoas que estão procurando por ela.
Com a criação de bons conteúdos, que auxiliem na identificação e solução dos problemas dos seus clientes, você se diferencia dos concorrentes. Com um site rápido e otimizado, presença de qualidade nas redes sociais e conteúdos relevantes você gera valor e sai muito na frente das outras empresas.
- Baixo investimento em mídia
Se você viveu a concentração de mídia que existia até os anos 2000, sabe o quanto custoso era ter uma propaganda veiculada em uma rádio, jornal, revista ou televisão. E o pior: esses eram os únicos meios de comunicação em massa para atingir seu público-alvo.
Mas o cenário começou a mudar com a popularização da internet. O poder saiu das mãos de quem detinha os meios de comunicação e passou para a mão daqueles com capacidade de produzir conteúdos relevantes. O Youtube é o exemplo mais clássico dessa situação.
Quem antes precisava de um canal de televisão para aparecer para o mundo, passou a transmitir suas ideias de dentro da própria casa. Quem antes precisava da aprovação de diretores, e patrocinadores antes de mostrar algo para as pessoas, encurtou o caminho e buscou a aprovação direta do público.
Que com um conteúdo relevante, sua empresa pode atrair mais atenção do que os anunciantes da Globo
O que queremos dizer com isso? Que com um conteúdo relevante, sua empresa pode atrair mais atenção do que os anunciantes da Globo, sem gastar fortunas para isso. Quer dizer que o marketing digital é de graça? Não. Mas a barreira de entrada, que nos anos 2000 era do tamanho da muralha da China, hoje não passa de uma cerquinha de arame liso de fundo de quintal. Quem determina o sucesso da sua empresa é a qualidade do seu produto, do seu conteúdo e da sua estratégia de marketing digital.
- Resultados mensuráveis em tempo real
Vamos criar um cenário hipotético na sua cabeça. Imagine que sua empresa queira fazer o lançamento de um produto e disponibilize 2 mil flyers para serem distribuídos entre sua base de clientes. Sua missão é não apenas entregar cada um deles, mas também se certificar quantos leram seu material.
Parece impossível, certo? E se complicássemos ainda mais, colocando cada cliente em uma cidade diferente do Brasil? Óbvio que uma tarefa dessas demoraria meses ou até anos para ser cumprida. Mas a situação muda completamente quando transformarmos o flyer em um e-mail marketing.
Além de economizar com a impressão dos materiais, o e-mail marketing contém ferramentas de envio que permitem que você acompanhe em tempo real quem abriu seu material e quanto tempo essa pessoa passou lendo-o, em quais links ela clicou e se realmente finalizou a compra a partir do material.
Incrível, não é mesmo? Mas o mais interessante é que essa é uma das mais simples estratégias a serem adotadas quando falamos em marketing digital. Existem milhares de opções, milhares de ferramentas que te auxiliam na hora de encontrar um potencial cliente e transformar em venda de fato.
Se você está procurando por um parceiro para ajudar na criação e gerenciamento das suas ações na internet de forma profissional, a Short and Sweet oferece uma série de serviços especializados que vão fazer seus resultados alcançarem outro patamar.