Pay per click (PPC) coloca sua empresa no topo das buscas do Google e tem o poder de multiplicar as vendas no seu site
Imagine o seguinte cenário sem pay per click: estamos nos anos 1990 e você quer aumentar as vendas do seu produto, mas ele tem um nicho muito específico de público como, por exemplo, comida vegana. Suas opções de propaganda são: jornais, revistas, televisão e rádio.
Considerando que na época menos de 8% da população se declarava vegetariana, você fatalmente gastaria muito dinheiro para veicular um anúncio e a probabilidade de seu produto ser ignorado por mais de 90% do público era gigantesca. Ou seja, você estaria colocando no lixo boa parte da sua verba e fazer publicidade simplesmente não valia a pena. Essa regra valia não apenas para comida vegetariana, mas para a maioria dos produtos.
A expansão da internet e, consequentemente, do marketing digital, trouxe oportunidades que antes eram inimagináveis
Volte para os dias de hoje. Pronto, pode comemorar. A expansão da internet e, consequentemente, do marketing digital, trouxe oportunidades que antes eram inimagináveis. Uma delas é o modelo de anúncios PPC (Pay-Per-Click, que em tradução livre para o português é pagamento por clique), que facilita e muito a vida de quem quer anunciar.
Mas afinal, o que é PPC?
Sabe quando você pesquisa sobre determinado assunto no Google e aparecem alguns resultados no topo da página com a palavra anúncio em negrito antes do endereço do site? Pois é, o anunciante está utilizando o serviço de Pay-Per-Click.
Ou seja, PPC é basicamente uma maneira de usar o anúncio de mecanismos de pesquisa como o Google para figurar entre os primeiros resultados de busca, aumentando a possibilidade de gerar cliques em seu site. No Google, site de buscas mais utilizado no mundo, a ferramenta que oferece o serviço de PPC é o Adwords.
Como funciona o PPC?
É muito simples. Você faz um anúncio no Google para que sua página apareça no topo das pesquisas do buscador e toda vez que um visitante clica no anúncio e é redirecionado para o seu site, você paga uma taxa para o buscador. Você paga por clique. Daí o nome do serviço.
O valor pago por clique varia de acordo com a concorrência pela palavra chave que você deseja, mas uma estratégia bem construída dá retorno certo para sua empresa. Vamos imaginar que o Google cobre R$ 2 por cada clique em seu anúncio e você consiga converter 1 de cada 5 visitas na venda de seu produto no valor de $ 200. O cálculo é simples, você gastou R$ 10 para receber R$ 200. Vale a pena, não é mesmo?
Mas e o alcance orgânico?
Se você está se perguntando: mas eu já possuo um serviço de CRO e SEO muito bons. Ou seja, meu alcance orgânico (não pago) é bem interessante. Por que eu precisaria de um serviço pago? Porque não importa o quão bom for sua página ou seu produto, se o seu concorrente investir em PPC, vai ficar acima de você na página de buscas e isso fatalmente vai impactar no resultado dos seus negócios.
Nenhuma otimização de pesquisa pode compensar o tipo de exposição que a publicidade paga por clique pode fornecer ao seu produto
Nenhuma otimização de pesquisa pode compensar o tipo de exposição que a publicidade paga por clique pode fornecer ao seu produto. É claro que de nada adianta você pagar por clique se quando o visitante entrar na sua página ela não for atrativa. Ou seja, os serviços são essencialmente complementares.
4 benefícios do Pay-Per-Click
- Velocidade de retorno
Este é, sem dúvida, o caminho mais curto para quem quer resultados imediatos. Depois que os dados são colhidos e analisados e a estratégia é montada, você começa a notar os resultados do anúncio de PPC em minutos. É um formato muito mais rápido do que a realização de técnicas otimização para os sites de busca, como SEO ou CRO. Contudo, como já mencionamos, estes são serviços complementares.
- Possibilidade de realizar testes
Mais do que ir para o ar em questão de minutos, seu anúncio de PPC passa a gerar dados que podem e devem ser analisados quase que em tempo real. É possível começar a testar diversos formatos de anúncio até chegar a um resultado de excelência.
São os testes que vão ajudar sua empresa a aprender mais com cada anúncio, melhorando as futuras estratégias e alcançando resultados ainda melhores. Busque variar elementos como título, chamadas de ação e palavras-chave. Diferenciar a oferta da sua empresa do que a concorrência oferece e testar quais anúncios atingem diretamente as necessidades do seu público é fundamental para criar uma campanha de PPC com sucesso.
- Pague apenas pelo resultado que obtiver
O nome é auto-explicativo: pay-per-click. Você só paga quando alguém clica em seu anúncio e acessa seu site. Ou seja, essa é a tática perfeita para quem quer resultados rápidos e quer evitar desperdícios nos já esvaziados orçamentos de marketing, principalmente em tempos de crise.
Quanto mais certeira for a segmentação do seu público e as palavras-chave que você usar, menos dinheiro você vai gastar para converter um lead em venda. Além disso, o fato do PPC exibir os anúncios exclusivamente para um público interessado, você atrai visitantes qualificados para o seu site. Esse é o primeiro passo para formar clientes fieis à sua marca.
- Alcance um mercado do seu tamanho
O PPC dá a você o acesso a um mercado quase infinito, maior inclusive do que qualquer canal de mídia social pode proporcionar. Basta executar campanhas segmentadas tanto para o público local quando para um espaço que você pode atender com qualidade.
PPC é uma oportunidade e tanto para ampliar seus negócios e multiplicar suas vendas
Por exemplo, se você quer uma presença forte apenas na região sul do Brasil, pode direcionar seus esforços apenas para este local. Mas se consegue entregar o mesmo produto também para todas as regiões e acredita que existem pessoas interessadas nestes locais, crie uma estratégia para englobar também estes novos mercados. É uma oportunidade e tanto para ampliar seus negócios e multiplicar suas vendas.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre pay-per-click e dos benefícios que ele pode oferecer para sua empresa, já pode incluí-lo em sua estratégia de marketing digital. Precisando de ajuda para fazer isso? A Short& Sweet possui know how e profissionais especializados na análise de dados e criação de ações para auxiliar sua empresa a vender mais. Veja como podemos ajudar.